segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Festa do café


Na onda motivos para reunir pessoas, estava pensando aqui... uma tarde de café!!! Como???
Conto o segredo, em uma tarde de café dava para servir café quente e gelados, receitas com drinks de café. Tive essa inspiração olhando para minha dolce gusto e lembrei que no fim da tarde as cafeterias de Buenos Aires tornam-se o ponto de encontro para conversa.
Para comer pensei em servir mini sanduíches, tortas, quiches, bolachas e claro meus lindos alfajores.

domingo, 28 de novembro de 2010

Tarde do sorvete


Com esse calor nada melhor que um sorvete para refrescar... e se juntarmos pessoas???
Aí vira uma festa do sorvete...
O que precisamos para realizar uma recepção destas:
- sorvete pelo menos uns seis sabores diferentes.
- taças, copos e colheres
- castanhas, confetes, caldas ,granulados, nozes, enfim coisinhas para colocar no sorvete.
- frutas picadas
- bebidas (água com gás, refrigerantes, sucos)
Viram para fazer uma festinha dessas não gastamos horrores e nos divertimos a beça.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Bolinho de feijoada

Não é novidade para niguém que eu amo comida de boteco, depois que provei os dito cujos bolinhos de feijoada, aí aí não susseguei enquanto não achasse uma receita e encontrei , mãos a massa:

BOLINHO DE FEIJOADA ( receita encontrada no site mais você)


2 litros de água

1/2 kg de feijão preto

100g de carne seca dessalgada e cortada em cubinhos

100g de lombo dessalgado e cortado em cubinhos

100g de costelinha dessalgada (ou defumada)

1 lingüiça calabresa cortada em cubos

1 paio cortado em cubos

3 folhas de louro

2 colheres (sopa) de azeite

3 dentes de alho

sal a gosto

300g de farinha de mandioca amarela (fina que não seja torrada)

1 colher (sopa) de polvilho azedo

250g de bacon (para refogar a couve) cortado em cubinhos

2 dentes de alho

2 maços de couve cortada em tiras

farinha própria para empanar

1- Numa panela de pressão coloque 2 litros de água,o feijão preto, a carne seca dessalgada e cortada em cubinhos, o lombo dessalgado e cortado em cubinhos, a costelinha dessalgada (ou defumada), a lingüiça calabresa cortada em cubos, o paio cortado em cubos e as folhas de louro. Tampe a panela e coloque em fogo médio por +/- 1 hora, contados após pegar pressão. Retire totalmente a pressão e abra a panela. 2 - Transfira o feijão, o caldo e as carnes para um liquidificador (faça isso por partes) e bata bem. 3- Numa panela grande aqueça o azeite, doure os dentes de alho, refogue o feijão batido e acerte o sal. 4- AOS POUCOS vá acrescentando a farinha de mandioca amarela (fina que não seja torrada) sem parar de mexer. Mexa vigorosamente até o tutu soltar do fundo da panela. Coloque esse tutu pronto em um recipiente para esfriar. 5- Depois do tutu frio, incorpore o polvilho azedo e trabalhe bem a massa para que fique homogênea (bem lisinha). Reserve. 6- Enquanto isso, numa panela doure o bacon cortado em cubinhos e os dentes de alho. Acrescente a couve cortada em tiras e sal a gosto e desligue o fogo rapidamente, só para dar um "susto" na couve. 7º - Pegue uma porção da massa e abra um disco na palma de uma mão. Adicione uma colher da couve refogada no centro do bolinho e feche-o bem. Passe na farinha para empanar e frite os bolinhos em óleo bem quente. Sirva com torresmo, gomos de laranja e uma batidinha de limão para beber.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Cuzco a capital do Império Inca

Cuzco é o ponto de partida para a cidade de Machu Picchu, foi a capital do Império Inca. Conta a lenda que Manco Cápac , o filho do sol, foi o fundador da cidade. Os incas foram conquistados em 1533 por Francisco Pizarro, o qual por determinação da Espanha subjulgou e escravizou os povos que encontrou. Para dar continuídade a etapa de domínio, emplodiu os 12 castelos incas e em cima mandou edificar igrejas católicas. Abaixo segue uma foto que é possível visualizar a construção inca e do outro lado a espanhola de muros.


 Não deixem de provar o refrigerante produzido no Peru, a Inca Cola seu sabor é tuti fruti e seu charme fica por conta da sua cor.

Assim para conhecer Cuzco é necessário ter pic para andar por horas para poder admirar as construções. Em cada catedral você se surpeeenderá com a arquitetuta, quadros do século XVI, santos em estilo barroco, além de poder visitar criptas.
Também não deixe de conhecer o Mercado de San Pedro, onde é possível comprar várias espécies de quinuas e observar as 5 mil espécies de batatas dos Andes, podemos contemplar as flores da região, tomar uma sopa de rã que cura qualquer mal, além de encomendarmos nossos desejos para os Incas através da compra de amuletos mágicos.
 Provem a tithia morata e a blanca ( bebida fermentada de milho)

sábado, 20 de novembro de 2010

Lago Titicaca

O Lago Titicaca  tem cerca de 8300 km² e está situado a 3821m acima do nível do mar,
mais de 25 rios desaguam no lago Titicaca, e o lago tem 41 ilhas, algumas densamente povoadas.

Começamos o passeio pela Ilha do Sol, local sagrado para os Incas ( lado da Bolívia ). Nela eles construíram santuários e templos dedicados ao Deus Sol. Há mais de 180 ruínas na ilha.


Terraços onde são cultivadas várias espécies de batatas, ainda plantam de forma rudimentar.

Titicaca lado  do Peru

No lado do Peru temos que chegar a uma cidade chamada Puno de lá partem barcos para as ilhas flutuantes onde vivem os índios Uros. Essas ilhas, casas e barcos são feitas de totora uma espécie de papiro que também serve como alimentação. Para que as ilhas não acabem parando na Bolívia elas possuem uma ancora como os barcos. Os índios vivem atualmente do turismo e comércio para turistas.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Aventuras pela América Latina

Hoje quero começar uma série de posts sobre as minhas aventuras pela América, contar o que vi e o que vivi, aposto que vocês irão rir muito.
Comecei minha idas e vindas em 2006, pela Bolívia e Peru. O objetivo inicial era chegar a Machu Picchu, mas a viagem foi uma série de descobertas incríveis.
O desejo de conhecer Machu Picchu começou muito cedo ainda na escola, depois que fui para a universidade e conheci a fundo os povos pré-colombianos, aumentou mais o desejo de ir até a cidade inca.
Mas, vamos ao que interessa... risquei no mapa como chegar a Cuzco e as pesquisas pela internet começaram.
Uma coisa sabia desde o começo que queria fazer uma viagem que contemplace a realidade social do país e para isso um pacote não atenderia as minhs expectativas. Assim, em Corumbá - MT resolvi viajar pelo Trem da Morte, ali percebi como os bolianos viviam e o que comiam. O trem era muito antigo o percuso durou 20 h, cansativo porém produtivo o que aprendi com essas pessoas nunca aprenderia em uma universidade.
Chegando em Santa Cruz de La Sierra, peguei um ônibus para La Paz  no caminho foi possível visualizar as cordilheiras dos Andes e sofrer com o soroche.
Em La Paz desvendei os mistérios da Calle de los bruxos a rua de comércio mais famosa, no caminho me deparei com essa venda de ilhamas. Os bolivianos de La Paz tem costumes muito diferentes dos de Sucre, um das diferenças é a falta de industrialização de produtos, os mesmo são vendidos a céu aberto desta forma.
Em La Paz conheci o Vale de La Luna e a Montanha Chacaltaya que é uma estação de esqui, em uma mesma cidade é possível vivenciar um calor estrondoso e um frio terrível.

Vale de la Luna

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Preparando um Happy hour

Hoje começei a preparar um happy hour para os colegas de trabalho do meu esposo. Pensei em decorar a partir deste guardanapo que segue as cores laranja, verde e azul.

Para minha surpresa tenho muitas peças nessas cores , agora basta definie de que forma utilizá-las.

O cardápio estou montando e preciso de ajuda, conto com vocês...
A princípio defini o seguinte :
Servir antepasto com torradas e pão sírio ( antepasto de beringela que virou minha especialidade e antepasto de tomate seco).
Vi no blog da Bonfa sanduíches de pão tipo wrapp e achei que ficou tão bonita a apresentação que resolvi colocar no cardápio, rsrsrs... olhem que graça a forma de amarrar com cebolinha.

- Para completar servirei os espetinhos que já testei nos copinhos, como mostrei em post anterior.
- Quiche de tomate seco, presunto e champinhon. ( já postei essa receita aqui no blog)
- Cestinha de frango com abacaxi
- Queijos, salames, azeitonas temperadas, amendoins de sabores e castanha de caju.
- Bebidas: cerveja, vinho, um drink que ainda não sei qual!!!!
Espero dicas, please...

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Receita de entradinhas

Achei mais uma utilidade para meus copinhos... até então eram apenas usados para servir tequila, agora eles servem de apoio para mini espetinhos. Receitinha: queijo, tomate cereja, manjericão e azeitona preta. Para dar um tchan coloquei no fundo um pouquinho de molho pesto ( receitinha disponível no blog é mais você).

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Caipiroska com sorvete

Recita:
Vodka, frutas maceradas, açúcar e sorvete.
Dica: Beba sem moderação, você não vai ficar apenas no primeiro copo.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Petiscos

Mais uma maneira divertida de servir petiscos para as crianças, aposto que vai fazer sucesso.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Partituras a mesa

Que tal surpreender o amado com a sua música predileta em detalhes na mesa do café da manhã?
Essa foto é do site http://wohnidee.wunderweib.de/  que contém ideia incríveis e baratinhas.

Meninas não percam hoje tem postagem do Espaço 4 mulheres, click  www.chocolitos.com.br

sábado, 6 de novembro de 2010

Comprinhas para o Natal

A ideia da decoração de natal partiu de um tecido que comprei para ser toalha de mesa, sendo esse de boneco de neve. Como sempre levei correndo para minha avó fazer bico de crochê, vejam como ficou...

 Bom, nas andanças encontrei esses guardanapos de boneco de neve, aí aí como usá-los acho que vou deixar para o café da manhã de natal com uma toalha lisa vermelha.
 Esses pratinhos encontrei na casa China , cada um custou R$2,99, fofos... vou usar no café da manhã também.

Esse pinheiro ainda tá meio vazio, os arranjos foram aqueles que eu estava fazendo, mas meninas tá dando briga aqui em casa, pra variar coisas de Zeus, o gato medonho está arrancando os enfeites e escondendo atrás da porta do banheiro. Tá bom confesso não consigo brigar com ele, e no fundinho eu sabia que pinheirinho seria um parque de diversão para ele, o que fazer com um gato que não têm limites????

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Cervejas gourmet

Quando fomos para Blumenau na Oktoberfest descobrimos a cervejaria Eisenbahn, tomamos muitos dos seus rótulos, porém como eram em copos acabamos nos perdendo qual chop era, pode???
Ontem fui a um dos mercados da minha cidade e para minha felicidade encontrei as cervejas desta marca, olhando os rótulos começei comprando uma de cada para relembrar o sabor e aroma, até encontrar a que eu gostei, o serviçinho bom esse, rsrsrs...
Para quem não conhece as cervejas Eisenbahn elas são gourmet, no próprio rótulo já vem a indicação para que prato, muito prática.
Até o momento a cerveja que mais me encantou foi a  Eisenbahn Dunkel ela é uma cerveja escura de baixa fermentação, feita com cinco tipos de maltes que conferem a ela um aroma de de café e chocolate.
Pesquisando no rótulo temos a seguinte informação --> indicada para carne de porco com molho de frutas, chucrutes, carnes assadas, molhos funghi e comida chinesa.
Uauuuu!!! Então aí está a dica etílica da semana vamos conhecer mais as cervejas tipo gourmet.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Novidades quentíssimas

Meninas fui convidade pela Roberta Lito do Blog http://www.chocolitos.com.br/ para fazer parte do projeto Coluna Espaço 4 mulheres. Seremos quatro blogueiras falando sobre diversos assuntos, nossos posts começam na próxima semana dia 08 de novembro, não percam!!!  Bom, vamos a equipe para você conhecerem: - As postagens da segunda feira serão minhas Izis Borck - Paraná ( dicas de como receber e dicas baratas para fazer turismo), já na quarta feira será a Tatiane Poblan do Rio de Janeiro ( uma expert em moda, beleza e tendências - euzinha terei muito o que aprender com essa carioca), na sexta temos a Juliana Menente de São paulo ela falará sobre cinema, livros, música - aquele papo cultural e gostoso, pensa que parou... no sábado também tem postagens agora com a Pryscila Patrício de Minas Gerais que trará dicas valiosas sobre decoração, reaproveitamento, economia no lar, enfim papo a beça, portanto não percam nenhuma postagem.
Também quero aproveitar esse post para pedir desculpa pela falta de respostas nos blogs das minhas seguidoras, é que estou com um probleminha técnico em casa o Zeus mascou o cabo da internet, isso é coisa de cachorro né!!!, não sei porque meu gato tem essas manias. Mas, prometo que essa semana coloco tudo em dia, no meu serviço não consigo postar comentários apenas mensagens no meu blog.