terça-feira, 29 de maio de 2012

Almoço com gosto de paparico.

Esse almoço fiz no sábado passado, enquanto o meu esposo saiu para jogar futebol, corri arrumar a mesa e preparar um cardápio especial. Vocês sabem o quanto sou ausente com ele durante a semana, assim quando posso no sábado e domingo procuro fazer as comidinhas que ele aprecia e claro mimo ele muito, rsrsrs...
A mesa utilizei esse tecido com estampa floral que me inspira romantismo, como prendedor de guardanapo as flores que minha vó fazia para me presentear e flores em uma garrafa de leite de coco ( aprendi com a Simone - blog festa etc... ) .
A louça utilizada foram os pratos com detalhes em flores e as taças de água para serviram suco, pois pelo tamanho achei que daria mais majestade a composição da mesa.
 Aqui dá para vocês terem uma noção da brincadeira com estampas florais, adorei o efeito... achei tão gracioso e delicado.
 O menu foi salada de rúcula com geléia de pimenta agridoce.
 Risoto de gorgonzola com pera ( receita que encontrei na página GNT gourmet ) e peito de frango com toque de alecrim.
E esse foi mais um almoço de sábado com um toque de paparico...

domingo, 27 de maio de 2012

Receita de cuscuz marroquino


Sexta cheguei em casa muito cansada, doida para tomar um banho e apenas deitar, mas tinha ainda mais uma tarefa para fazer ... o jantar, eis que surge a ideia de me aventurar em fazer um cuscuz marroquino.
Já havia lido inúmeras receitas e tinha a matéria prima em casa   ( cuscuz ) , resultado... em apenas 10 min. tinha o jantar feito.

A minha receita de cuscuz seguiu a minha intuição e as dicas maravilhosas do blog Rainhas do Lar, peguei filé de peito de frango e cortei em cubos minúsculos para fritar, acrescentei meia cebola cortada em cubos e uma colher de margarina. Abri a geladeira e resolvi acrescentar na receita damascos e uvas passa.
Assim, coloquei água para ferver e hidratei a uva passa e fatiei o damasco, acrescentando posteriormente ao frango douradinho. Em um outro recipiente havia fervido  uma xícara de água com meio cubo de caldo de legumes e despejei por cima do cuscuz ( a medida da mesma xícara ), abafei com papel filme e esperei apenas 05 min.
Após o tempo de espera que cai entre nós foi tempo suficiente para arrumar a mesa e abrir uma garrafa de vinho, abri o papel filme e soltei com o garfo os grão do cuscuz, despejei na panela com o frango e acrescentei 01 colher de azeite de oliva, mexi e levei ao prato.
O resultado vocês conferem abaixo e tenham certeza que fez o maior sucesso essa receitinha.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Um domingo de maio, com muitas apostas ...

Na nossa última visita ao Rio de Janeiro fomos ao jockey club, fiquei encantada com a construção datada da década de 20. Os detalhes da construção em art nouve , com belos ladrilhos e acabamentos em mármore o que torna impossível a missão de captar tamanha beleza através de fotografias.
Indico as minhas amigas virtuais um passeio como esse, e olhem que não estava fazendo muita questão de ir, mas meu marido já estava p... da vida comigo, pois na nossa primeira ida ao Rio não havia dado tempo e esse era o momento.
Aqui nós estavamos esperando o páreo que haviamos apostado...
O Raphael é apaixonado por corridas de cavalo, procura acompanhar pela internet várias corridas em diversos países. O que permite darmos credibilidade para ele quando faz suas explanações sobre cavalos e possíveis vencedores. 


terça-feira, 22 de maio de 2012

Receita de bolo rústico

Essa receita copilei da minha amiga Roberta, ela fez esse bolo para tomarmos um café quando estive em sua casa. E como sou vidrada em receitas, tá bom admito sou viciada ... meu passa tempo é esse folhear livros de culinária ou navegar por blogs deliciosos. O bolo abaixo é um coringa para qualquer ocasião, prático e rápido de ser feito.
Para esse bolo utilizei uma lata de milho verde, meio copo de azeite, um copo de leite e 04 ovos, bati no liquidificador e depois transferi para a batedeira que despejei sobre 01 copo de farinha de trigo, meio copo de açúcar e um copo de quirera ( canjiquinha ), depois acrescentei fermento.
Detalhe o bolo leva exatamente 45 min. para ficar pronto.
Como sempre fiz algumas substituições, reduzi o açúcar e o óleo de soja. Não senti diferenças mas acredito que deve ter ficado menos calórico.

domingo, 20 de maio de 2012

Recebendo amigos

Ontem recebi amigos em casa e preparei um jantar com menu holandês e a decoração ficou entre rosa e branco. Para a mesa utilizei dois caminhos branco e mini copos com flores rosas.
Como minha mesa e pequena utilizei esse artificio de flores pequenas para não tomar espaços e optei por uma mesa com guardanapos de papel onde fiz uma pequena dobradura para guardar os talheres da refeição.
Para o buffet coloquei apenas três garrafas de licores e utilizei meus pratos de melaninas de bolinhas para dar um ar festivo.
Como entradinhas servi tarteletes com antepasto de berinjela, pastinha de brocolis com milho. além de colocar em colheres de degustação queijo com geléia de pimenta agridoce.
Uma visão geral da mesa para mostrar que mesmo em mesas pequenas podemos fazer uma produção.

Aqui a vedete da festa um quadro negro que coloquei moldura onde escrevi o menu do dia, outro detalhe usei livros para elevar algumas entradinhas , achei que ficou bem legal o efeito.


segunda-feira, 14 de maio de 2012

Café para a mamãe.

Fim de semana passado fiz um café para minha mamãe e convidei também minhas irmãs e sobrinhas, falei para o Raphael que era uma tarde de meninas .... kkk
Para o lanche fiz salada de frutas que servi em taças e utilizei como apoio uma bandeja de melanina com estampa de bolinhas, que particularmente acho muito festiva.
 Preparei esse bolo de milho que aprendi a receita com a Roberta quando fui ao Rio mês passado, prometo que passo a receita em um próximo post. O bolo fez tanto sucesso que minha sobrinha de 03 anos me pediu para ela levar embora um pedaço para seu lanche, pode???
 Como haviam crianças no café para meninas, enfeitei os mini sanduiches com esses espetinhos de frutas.
Para a comemoração ficar ainda mais doce, encomendei docinhos variados o que fez deste prato a vedete das crianças.

 Para compor nossa mesa, utilizei meu jogo de café e para quebrar a louça padronizada usei um bule de bolinhas.
 Close no bule que se tornou o queridinho da casa, presente em vários cafés.

sábado, 12 de maio de 2012

Almoço de sábado...

Hoje levantei inspirada... louca para fazer um drink mas cheia de preguiça para ir até ao supermercado e comprar ingredientes, resultado...
Bati no liquidificador absolut de pera com polpa de abacaxi com hortelã e o outro drink foi absolut frutas vermelhas com a polpa de frutas do mesmo sabor.
Detalhe os drinks ... o que acharam???
Para o almoço fiz almondegas, abobrinha grelhada, arroz branco e vagem. Para acompanhar suco de romã.


quarta-feira, 9 de maio de 2012

Sítio Minguinho.

Em fevereiro fomos ao Sítio Minguinho participar do primeiro Simpósio sobre o Anarquismo no Paraná, mas esse será um assunto abordado em próximas postagens. Hoje, quero apresentar para vocês a história do Paraná.
O Sítio Minguinho, está situado a 11 km do centro do município de Palmeira, um espaço cultural que proporciona a seus visitantes uma viagem no tempo pelos ciclos econômicos do Paraná e a colonização de imigrantes europeus na região.
Abaixo um barbaquá, máquina utilizada para fazer erva-mate.
 Para quem estiver curioso no youtube tem esse vídeo http://www.youtube.com/watch?v=CFFZlpAntYI que dá para ter uma noção das maravilhas que esse local abriga. 
 Aqui uma máquina de fazer farinha de milho, a riqueza de detalhes é incrível.
 Coleção de ferros de passar roupa.
 Réplica de uma casa de imigrantes alemães.
 A bodega da década de 40.
 Bomba de gasolina.
Meninas fiquei encantada com o local. 

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Noite de queijos e vinho

Adoro o frio, vocês não fazem ideia da minha felicidade quando vi a previsão do tempo para essa semana. Será que é pretexto para degustar comidinhas pra lá de calóricas???
Assim, nada melhor que inventar uma noite de queijos e vinho, oportunidade para misturar sabores e viajar em sensações. 
 Para essa degustação optei em servir quatro tipos de queijos,salame italiano, antepasto de berinjela com torradas e damascos. Os queijos escolhidos foram:queijo prato, queijo gouda,queijo brie o qual degustamos com geleia de pimenta e menta.E o novo sabor da vez foi o queijo tilsit de origem holandesa que leva em sua massa o  "kummel" (especiaria com certa similaridade com a erva doce)
 O vinho foi Granja do Vale de uma vinícola de Caxias do Sul, a garrafa em questão foi um presente que ganhei no meu primeiro ano de aniversário de casamento, o que nos trouxe doces lembranças. 

sábado, 5 de maio de 2012

Café da manhã com muito charme...

Já virou tradição, todo sábado procuro caprichar no nosso café da manhã para colocarmos os papos em dia...desta vez combinamos com o Raphael nada de falar de aluno, notas, escola... rsrsrs...
Vocês sabem como é final de bimestre ficamos doidos ... chego a sonhar com provas.
Esse café da manhã não tem nenhuma guloseima de minha autoria, tudo é mande in Tozetto, rsrsrs... é o mercado próximo a minha casa.
 Para compor nossa mesa do café da manhã, utilizei várias padronagens que tinham em comum a tonalidade vermelha, a toalha xadrez e canecas e bule em poá vermelho.
 Para degustar, esquentei leite, suco de uva, broas de fubá, cupcakes de morango, bomba de chocolate e croissant de frango, ovo quente, mamão.
Um close especial para meu porta ovos, uma graça não é!

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Rondelli de queijo e presunto

É só esfriar para a comelança iniciar aqui em casa. Esse feriado fui ao Rio de Janeiro visitar minha amiga Roberta e estava um clima muito gostoso desta vez, nada de calor escaldante o que deu para aproveitar muito mais. Porém, quando cheguei no aeroporto de Curitiba, meninas havia geado e eu de roupa de verão, pode!!!
Chegando em casa... fui é fazer esse rondelli para aquecer, rsrsrs...
Essa receita é muito simples, usei massa de pastel em rolo e coloquei maionese, queijo e presunto. Depois, cortei no tamanho desejado e coloquei em um refratário com molho de tomate, deixei no forno por 20min. e estava pronto.