quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Nostalgia gastronômica - manjar de coco com ameixa

Para a série nostalgia gastronômica mais uma receitinha da infância... 
O manjar é feito de leite ( 500 ml), 02 colheres de sopa de maisena, coco ralado 100g. e 01 colher de sopa de açúcar. Faço o método preguiça, rsrsrs... coloco o leite para ferver quando está a ponto de entrar em ebulição despejo, a maisena , açúcar diluídas em 01 xícara de leite, mexo até borbulhar, desligo o fofo e acrescento o coco. 
Coloco em forma de silicone e deixo na geladeira de um dia para o outro, dica--> cubra com papel filme para não ressecar.
Ao desenformar coloco sobre o manjar uma lata de ameixa em calda, quer receita mais fácil que essa...e  não tem quem não goste.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Petiscos para um fim de tarde...

 Esse lanche fiz no sábado como pretexto para estréia dos meus livros Jamie Oliver ( presentes do marido ), optei em fazer um molho satay para servir com pães, homus em barquetes, esfirras de carne e um pastinha de berinjela a qual segui minha intuição e me surpreendi com o resultado.
Para compor a mesa usei louças de bolinhas , toalha xadrez vermelha, velinhas vermelhas e uma rosa branca.
Molho Satay - Jamie Oliver
 Ingredientes:
1 maço de coentro ( substituí por salsinha já que não gostamos de coentro)
1 pimenta chilli (sem o cabo e cortada ao meio)
1 pedaço de gengibre sem casca
1 dente de alho sem casca
Azeite de oliva
2 colheres (sopa) de molho shoyo (molho de soja)
Raspas de dois limões
Suco de 1 limão e meio
3 colheres (sopa) cheias de pasta de amendoim orgânico ( coloquei amendocrem )
Água

Modo de preparo:
Dentro do processador coloque 1/3 do maço de coentro, sem retirar o talo, e adicione a pimenta chilli. Corte o gengibre em tiras e junte com os outros ingredientes incluindo um dente de alho, azeite, o molho shoyo, as raspas do limão e o suco. Para finalizar, acrescente pasta de amendoim e misture. Depois, acrescente um pouco de água e volte a misturar.

A pastinha de berinjela fiz da seguinte forma: - Assei duas berinjelas no forno enrolada em papel alumínio, depois tirei da casaca e bati no processador com limão, sal, azeite de oliva e chesscream, folhas de  hortelã, ficou deliciosa...
Fiz essas esfirras conforme a massa indicada no manual da máquina de pão e cortei com cortados de bolachas, acredito que tenha que aprimorar a técnica as esfirras cresceram muito e daí faltou recheio...




sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Meu primeiro concurso de culinária...

Fiquei entre os dez classificados para a segunda etapa do concurso de culinária da festa EFAPI de Ponta Grossa, estou muito feliz...
Meninas mandem vibrações positivas, fui convocada para segunda feira... aí que nervosooooo...
Estou concorrendo com a minha receita de Tampf  Kleis.
Em breve terei mais notícias
http://www.ruralcamposgerais.com/efapi/culinaria/index.php

domingo, 12 de agosto de 2012

Receita compartilhada - Mousse de alho

Encontrei essa receita no blog Cozinha da Iliane - http://cozinhadailiane.blogspot.com.br/2012/05/mousse-de-alho.html .   Não pude ficar indiferente tratei logo de reproduzir e ficou assim, a foto tá bem ruim pois foi feita no celular.

1 xicara de chá de água morna
2 envelopes de gelatina incolor sem sabor
8 dentes de alho
2 xícaras de chá de creme de leite
500 gramas de  maionese
1 xícara de chá de queijo parmezon ralado
1 envelope de sazon arroz
azeite
pimenta do reino moída
salsinha picadinha para decorar.

Coloque no copo do liquidificador: a gelatina dissolvida na água morna,(conforme a embalagem explica ) junto com o alho descascado, bata,  acrescente o creme de leite,a maionese e o envelope de sazon e bata mais um pouco. Depois acrescente queijo ralado. Unte uma forma e coloque o mousse de alho para gelar durante 8 h, cubra com papel laminado para não secar. Para servir coloquei torradinhas.