sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Recebendo amigos com hot dog

Ontem, o meu esposo recebeu ligação das colegas do antigo trabalho e para matar a saudade e colocar o papo em dia , as convidou para virem aqui em casa no final da tarde. Assim, pela manhã vi um post da Bonfa sobre fazer um self serv de cachorro quente e pensei porque não aproveitar a dica e ganhar tempo, afinal tinha apenas 03 horas para organizar tudo e se bem me conheço seria pouco tempo para preparar algo mais elaborado.
Logo peguei uma cartolina em poá azul e recortei plaquinhas de identificação e colei os ingrediente, para dar uma graça ao encontro coloquei um porta retrato com recado em cima do frigobar, afim de estimular os seus convidados a criarem hot dog diversos.
Para fazer o hot dog, refoguei cebola, tomate em manteiga, acrescentei as salsinha inteiras e algumas cortadas pelo meio e poupa de tomate, para que manter aquecida coloquei em um rechaud em banho maria, para que o molho não ficasse seco.

 No buffet coloquei ramequis e bowls com ingredientes variados, para facilitar deixei os pães cortados em saquinhos próprios para hot dog  dispostos em uma bandeja .
 Para combinar com as plaquinhas de identificação utilizei na mesa uma toalha xadrez com azul, copos para cerveja e refrigerantes ( agora não coloco em outro recipiente - sugiro aos convidados que sirvam-se no frigobar- facilitou muito, pois quando colocava em recipientes com gelo sempre acabava molhando o móvel por mais cuidadosa que fosse).
E assim foi o nosso entardecer ontem... com hot dog e muitas risadas.



terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Caldo de legumes com ravioli de carne

Com essa baixa na temperatura e as chuvas, nada melhor que um caldo de legumes com ravioli para aquecer a alma e um ótimo momento para degustar vinho colonial.
 A receita é muito simples, utilizei:
- 200 g de músculo sem osso, 01 cebola cortada em cubos, 02 dentes de alho e 01 tomate ( refoguei esses ingredientes e acrescentei 1 l de água e coloquei na panela de pressão por 25 min.)
- 02 batatas inglesas raladas, 01 cenoura pequena ralada ( após abrir a panela de pressão adicionei esses ingredientes e tornei a fechar a panela por mais 08 min.)
- Após o cozimento dos legumes, acrescentei sal, 01 caldo de legumes, ravioli de carne ( 400 g.) e fervi por mais uns 15 min.
-Para servir coloquei queijo ralado e salsinha picada
 A preparação da mesa, utilizei louça branca sobre uma toalha xadrez em vermelho, os guardanapos envolvi em um anel com flor vermelha. Para finalizar a produção ascendi uma vela para trazer romantismo ao momento.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Mousse de frango

Essa mousse de frango fiz para um lanche de domingo, utilizei  essa receita  do blog receitinhas para recém casadas. Adorei o resultado e fez o maior sucesso...
Fiz a mousse em uma forma de pão e acrescentei ao prato torradinhas para acompanhar.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Brigadeiro de colher

Pela primeira vez na vida me arrisquei a fazer brigadeiro para a festinha de aniversário da minha sobrinha. A receita foi instintiva, não segui nenhuma em específica, fico até com vergonha em  confessar que morri de medo de não dar certo. Mas, as crianças adoraram. Vamos a receita... misturei duas latas de leite condensado, com 04 colheres de pó chocolate e 01 colher de manteiga, apurei e acrescentei uma lata de creme de leite. Para dar um charminho aos brigadeiros coloquei lacinhos nas colheres e bolinhas de chocolate. 

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Terrine de Morango

Minha primeira terrine... uma receita prática e que arrebatou muitos suspiros, garanto que não irão se arrepender em reproduzir a mesma.

Ingredientes
1 caixa de morangos, 1 caixa de gelatina de morango, 200 ml de água quente, 100 gramas de ricota, 1 copo de leite, 2 xícaras de chá de leite em pó, 2 colheres de sopa de açúcar, 2 envelopes de gelatina em pó incolor, 200 ml de água quente
Modo de preparo
Dissolva a gelatina de morango na água quente. Unte uma forma de bolo inglês com óleo de soja. Despeje a gelatina de morango e acomode os morangos no fundo da forma. Leve a geladeira até endurecer. 
Em uma tigela dissolva os dois pacotes de gelatina incolor na água quente e reserve. No liquidificador bata a ricota, o leite em pó, leite, o açúcar e a gelatina. Despeje sobre a gelatina já endurecida e leve à geladeira por 4 horas ou até endurecer. Desenforme e sirva .