O pierogue é um prato típico da culinária polonesa, aprendi vendo minha mãe fazendo, porém os tempos são outros e a modernidade e praticidade me permitiram adaptar um pouquinho, rsrsrsrs... Não faço a massa, pois não possuo habilidades para abrir em rolo, rsrsrs... assim substituí por massa de pastel para fritar e fica muito bom!!!!
Esse pierogue da foto fiz quando estava na casa da Roberta , a receita foi adaptada ao que encontramos no Rio de Janeiro. Então vamos contar os segredinhos... na falta de requeijão ( não é o de pote de passar no pão) utilizei ricota fresca e ficou muito mais leve.
Bom, para fazer um bom pierogue você vai precisar de massas de pastel tamanho médio( quando for fechar com auxílio do garfo deixe o plástico, para evitar que fure ou resseque a massa ), 04 batatas grandes cozidas com sal e amassadas com o garfo, 400 grs de ricota, salsinha cortada.
Misture a batata amassada com ricota e salsinha, acerte o sal e recheio os pasteis, sem segredo né...
Para cozinhar ferva uma panela com água e coloque os pasteis ( sem o plástico, rsrsrs), quando eles flutuarem estão prontos é bem rápidinho.
Fizemos um molho branco que basicamente é creme de leite ( pois não encontrei nata de pote no Rio) , leite e sal, colocamos intercalando na massa para não grudar. Mas com o calor da cidade maravilhosa foi inevitável grudou mesmo, para quem mora em regiões quentes sugiro molho vermelho tipo a bolonhesa que dará um melhor resultado. Para acompanhar sugiro saladas verdes e se estiver frio tome vinho, no nosso caso foi mineirinho ( refrigerante delicioso que é fabricado em São Gonçalo).