sábado, 30 de junho de 2012

Receita de Tampf Kleis

A receita de hoje me lembra muito minha infância, o Tampf Kleis ou no popular Pão de Bafo, foi um prato ensinado a minha mãe pelos meus avós paternos, alemães da região do Volga. Lembro a festa que fazíamos quando minha mãe começava a amassar o pão, ficavamos ansiosos para a massa crescer logo e poder ajudar a fazer as bolinhas de pães.
Sou sincera, nunca consegui amassar pão. Não possuo força suficiente para misturar os ingredientes, mas como a modernidade bate a nossa cozinha, fiz essa massa com auxílio da máquina de fazer pão. Lembrando que a receita foi reduzida para servir duas pessoas, quando falo servir é para repetir três vezes , rsrsrs...
A receita para a massa é a do pão ultra rápido de 300 grs, após o tempo para misturar os ingredientes e amassar, tirei do recipiente formei as bolinhas e as mesmas cresciam enquanto preparava as carnes.
 Quando me refiro as carnes são basicamente, 500 grs de pernil de porco ( sem pele e osso ) cortado em cubos, 200 grs de linguiça calabresa e 150 grs de bacon todas fritas com 01 colher de azeite e 01 cebola média cortada em cubos, não acrescento sal pois a calabresa se encarrega desta parte.
 Após a fritada estar pronta acrescente repolho cru cortado grosseiramente, para fazer uma espécie de caminha para receber os pães já crescidos.
 Aqui os pães colocados sob o repolho e apenas tampe a panela, não é necessário acrescentar água o repolho solta o necessário para o vapor. ( O tempo de cozimento é de 35 min.)
 Para acompanhar  Tampf Kleis fiz uma salada de batata com pepino azedo, copinhos de mostarda e catchup.
 E claro esse prato pede cerveja escura. Espero que tenham gostado da novidade em conhecer mais um prato feito pelos descendentes de alemães no Paraná.



11 comentários:

Unknown disse...

Gente que receita linda ... não conhecia... deu água na boca...bjim bom fim de semana

Roberta Lito disse...

O nosso brasil é mesmo formidável, temos mais influencias do que achamos... Lindíssima história e receita querida! Bjs

Marta disse...

Hummm.. que coisa boa!
Beijos

REINVENTANDO disse...

Oi Izis!! Gostei da sua receita e principalmente por mostrar passo a passo até a mesa pronta!! Já estou te seguindo. Bjs. Sandra

Simone Scharamm disse...

Que bacana essa receita! Fiquei doidinha também com o seu jantar alemão aí de baixo, que delícia!
Beijos!

Lidia (SP) disse...

Olá!!!
Há tempos procuro por essa receita!! Minha mãe fazia sempre qndo eu era criança, mas não tive a oportunidade de aprender! Conheço por outro nome: Krauntiga - mas é a mesma receita!

Parabéns pelo blog!!! Bjs

Mauricio disse...

Uma amiga me falou desse prato e eu corri na internet procurar a receita... Obrigado por compartilhar! Ah, o seu canto alemão é um detalhe à parte...

MAYER PERÍCIAS disse...

Conheço essa receita um pouco diferente, mas tb muito boa. A massa é aberta como rocambole de mais ou menos meio cm de espessura e coberta com pimenta Jamaica e cortado em pedaços de 10cm o resto é. Mais ou menos igual...fica uma delicia...

Anônimo disse...

Ola,
minha mae pediu para procurar essa receita, pois os av'os dela (Alemaes) de ponta grossa, sempre faziam e ela tem otimas lembrancas!
Ela disse que e exatamente como voce fez!
Nao entendi a receita... as quantidades! Poderia me passar por favor ?!
Super obrigado e parabens pelo blog!

Juvenal Ribas Neto disse...

Minha avó passou para a família esta receita, ela era de Família de origem alemã de Papagaios novos próximo de Palmeira Pr. Mais tarde conheci a mesma receita com as "bolinhas" de pães menores, e com outro nome, versão Russa Krauduntik (não sei se esta certo a gramática). Mas foi uma surpresa que vem a comprovar a origem do prato Alemão/Russo.

Anônimo disse...

Meu Deus! Passei anos buscando essa receita, que minha avó fazia para nos quase todo sábado! Fiquei com desejo disso na minha gravidez e não consegui comer. Muito obrigada 🥰🙏🏻