quinta-feira, 2 de março de 2017

Risoto de linguiça blumenau com ervilhas

Adoro fazer risoto, um prato rápido e versátil. O legal do risoto que se você souber fazer a base, cria diferentes pratos.
Assim, vou ensinar a princípio como fazer um risoto, agora o sabor fica o seu critério.
Base para Risoto.
Aqueça uma panela e coloque duas colheres de manteiga sem sal com meia cabeça de cebola cortada em pequenos cubos. Quando começar a ficar transparente, acrescente 250 g de arroz arbóreo , refogue e acrescente uma taça de vinho branco seco.
O segredo da cremosidade do risoto é nunca parar de mexer, para que ocorra a liberação do amido. Quando evaporar o vinho, acrescenta caldo de legumes quente ( prefiro usar o caseiro, mas se for um dia corrido, basta colocar um caldo de legumes em 500 ml de água fervente) uma concha, mexe e espera reduzir e na sequência outra concha, até o arroz ficar ao dente.

Bom, agora que sabemos o segredo do arroz arbóreo, vamos a receita proposta nessa fotografia.

O risoto de linguiça Blumenau, não acrescenta manteiga em função do embutido já liberar bastante gordura. Assim, desmancho um gomo de linguiça Blumenau ( 300g) e refogo até ficar bem esfarelada, acrescenta 250 g de arroz arbóreo e uma colher de açafrão da terra, refogando, em seguida uma taça de vinho branco seco, refoga até reduzir. Acrescenta em conchas o caldo de legumes fervente, lá pela 4º concha acredito que já esteja ao dente coloca uma xícara de ervilhas congeladas ( que já estavam fora do congelador quando separamos os ingredientes da receita), com o vapor liberado pelo arroz as ervilhas aquecem e continuam tenras. Continua a mexer para encorpar os ingredientes. Desliga a panela e acrescenta 100 ml de creme de leite e mais 100 g de queijo ralado parmesão ( de preferência rale na hora o sabor é muito melhor do que os de pacotinhos)
E a receita está pronta, para acompanhar um vinho tinto.

3 comentários:

Rachel disse...

Outra receitinha que vou levando, deve ter ficado delicioso!
Bjuss!!!

piteis da dinha disse...

Oi Izis, bn!
A sua foto ficou tão linda que eu senti até o gostinho do risoto daqui. Eu nunca comi risoto de linguiça, mas claro que vou experimentar!
Bjssss

Mary - Strawberrycandy disse...

Olá vim agradecer e retribuir a visita no meu blog,....tem aqui um cantinho bem simpático e com receitas deliciosas,...já estou a seguir,...
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/