sexta-feira, 22 de abril de 2011

Farofa de pinhão

Pinheiros
Eu amo pinhão... gosto tanto que quando cozinho uma panela, não paro enquanto não como o último, rsrsrsrs... coisa de gente gulosa.
Como trabalho no interior de Palmeira, meus alunos sempre me presenteiam com pinhão e aí em função da grande quantidade acabo inventando mil e uma receitas.
Bom, mas como tenho amigas de várias regiões do país, vamos apresentar esse fruto para depois recitarmos a receita.

O pinhão é o fruto da árvore chamada araucária e no popular conhecida como pinheiro, geralmente as pinhas começam a desfalhar em abril e termina em julho. Assim, devido a época  da sua coleta ele é  um fruto presente nas festas juninas da nossa região.
O pinhão é cozido em panela de pressão durante 40 min. depois deve-se tirar desta casaca para consumir.
Então vamos a receita...
Como inventei a quantidade foi dada pelo instinto de cozinheira, rsrsrs...
Descasquei uns 50 pinhões e coloquei no processador para fazer uma farofa, alguns separei e processei grosseiramente para ficarem maiores e aparecerem.
Em uma frigideira coloquei meia cebola cortada em cubos, para refogar com orégano , quando a mesma estava transparente acrescentei um tomate e meio vidro de azeitonas verdes fatiadas. Quando já estava no ponto acrescentei salsinha e farinha de rosca.

Resultado foi isso...

Um comentário:

Gratissima disse...

Ah Izis... por mim também sempre tem patêzinho de beringela... delícia, né?
E essa farofa de pinhão? hummmm... deve ficar boa demais!
Menina, nem te conto... eu sou Paranaense também... nasci em Terra Roxa... mas acredita que vim de lá prá SP com 7 meses e nunca mais voltei? Preciso ir aí conhecer minha cidade Natal.
Eu sempre fui bastante prá Maringá, Douradina, Floraí e recentemente conheci Curitiba... que cidade linda, né?
Esses dias estava falando do Barreado, que comi uma vez numa festa... hummmmm... vou ver se acho uma receitinha nos blogs amigos... rssss...
beijinhos e Feliz Páscoa prá você e seus queridos!
Rô Gratão