sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Receita de Pierogue

O pierogue é um prato típico da culinária polonesa, aprendi vendo minha mãe fazendo, porém os tempos são outros e a modernidade e praticidade me permitiram adaptar um pouquinho, rsrsrsrs... Não faço a massa, pois não possuo habilidades para abrir em rolo, rsrsrs... assim substituí por massa de pastel para fritar e fica muito bom!!!!
Esse pierogue da foto fiz quando estava na casa da Roberta , a receita foi adaptada ao que encontramos no Rio de Janeiro. Então vamos contar os segredinhos... na falta de requeijão ( não é o de pote de passar no pão) utilizei ricota fresca e ficou muito mais leve.
Bom, para fazer um bom pierogue você vai precisar de massas de pastel tamanho médio( quando for fechar com auxílio do garfo deixe o plástico, para evitar que fure ou resseque a massa ), 04 batatas grandes cozidas com sal e amassadas com o garfo, 400 grs de ricota, salsinha cortada.
Misture a batata amassada com ricota e salsinha, acerte o sal e recheio os pasteis, sem segredo né...
Para cozinhar ferva uma panela com água e coloque os pasteis ( sem o plástico, rsrsrs), quando eles flutuarem estão prontos é bem rápidinho.
Fizemos um molho branco que basicamente é creme de leite ( pois não encontrei nata de pote no Rio) , leite e sal, colocamos intercalando na massa para não grudar. Mas com o calor da cidade maravilhosa foi inevitável grudou mesmo, para quem mora em regiões quentes sugiro molho vermelho tipo a bolonhesa que dará um melhor resultado. Para acompanhar sugiro saladas verdes e se estiver frio tome vinho, no nosso caso foi mineirinho ( refrigerante delicioso que é fabricado em São Gonçalo).

2 comentários:

Roberta Lito disse...

Esta receita já está no meu caderno pessoal.

Dona Amélia disse...

Frô, eu nunca tinha ouvido falar nesse prato, tô até salivando aqui de vontade. hahahahaha
Vou guardar a receita e testar, mas deixa eu me regularizar na #dietacoletiva primeiro, né. rs

Xerinhos
Paty